Publicado em: 07/08/2019

Após restrição da Anac, Azul vai operar com aviões a hélice no Aeroporto Lauro Kortz

A partir desta quarta-feira (07) a Azul Linhas Aéreas disponibilizará aeronaves a hélice para operar no Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo. A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes Silva. A decisão da empresa ocorreu após a Agência Nacional de Aviação Civil suspender a operação de aeronaves a jato no terminal, em virtude de problemas no asfalto da pista, que poderia colocar em risco a segurança dos passageiros.

A restrição da Anac é por tempo indeterminado.

O secretário Cadu explicou na Uirapuru que em virtude da operação das aeronaves a hélica, o tempo de viagem será um pouco maior entre o Aeroporto Lauro Kortz e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Destacou o empenho da empresa Azul para remanejar as aeronaves.

Cadu espera que até o próximo sábado (11), ocorra a reversão da restrição da Anac e restabeleça as operações das aeronaves com motor a jato no terminal de Passo Fundo.

No domingo (12), está previsto o voo inaugural da GOL que ligará Passo Fundo a São Paulo. Ainda não há informações se esta data será alterada em função do problema na pista.

Confira a nota enviada pela ANAC na íntegra:

Em decorrência de ação de fiscalização realizada pela ANAC no Aeródromo Público Lauro Kurtz (SBPF), localizado em Passo Fundo/RS, constatou-se que parte da pista de pouso e decolagem encontra-se fora dos padrões recomendados para operação, em especial para aeronaves turbojato.

Em consequência das não conformidades encontradas no aeródromo, estão em curso ações para restringir operações de pouso de aeronaves de asa fixa com motor à reação (turbojato). A restrição ficará vigente até que o operador aeroportuário informe e comprove as correções apontadas.

(Com informações da Rádio Uirapuru).