Publicado em: 13/04/2019

Ações na área da segurança pública são detalhadas aos Prefeitos da Amzop

RS NORTE

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) ouviram na quinta-feira,11, durante assembleia da entidade realizada em Taquaruçu do Sul, os planos e ações já realizadas na área da segurança pública pelo atual Governo do Estado. O coronel Marcelo Gomes Frota  secretário adjunto da Segurança Pública do Estado e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda fizeram um relato do trabalho realizado nos primeiros 100 dias de Governo, no setor.

Segundo o coronel Marcelo Gomes Frota, na reunião com os Prefeitos foram detalhados o programa estruturante e transversal da Segurança Pública, o RS Segurança, para tratar  em relação a investimentos, inteligência e integração. “São ferramentas poderosas de combate à criminalidade”, afirmou. Frota avaliou que trabalho na área de segurança pública somente avança se ocorrer uma efetiva integração e soma de esforços entre o Estado e município. “Sabemos da importância dos 43 municípios que formam a Associação da Zona da Produção e estamos aqui para reforçar parcerias que resultem em conquistas em favor da população”, afirmou.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda disse que novas viaturas estão sendo entregues nas diversas regiões do Estado, assim como haverá o reforço no efetivo. “A Brigada Militar atua forte em todos os Estado e estamos conseguindo reduzir o número de homicídios e latrocínios, atuando ainda na área da prevenção”, observa.

Durante a reunião mais 10 municípios da Zona da Produção assinaram o Termo de Cooperação com o Estado – o Sistema Segurança Integrada  (SIM). A parceria, garante ações conjuntas, uma delas a implantação dos Centros Integrados de Videomonitoramento, um dos quais instalado em Frederico Westphalen e que deverá reunir 43 municípios.

No encontro também foram abordados outros assuntos comuns aos municípios da Amzop, entre os quais, a aquicultura e pesca sustentável. O presidente da Amzop, prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva fez um relato, ainda, dos assuntos abordados na Marcha dos Municípios a Brasília. Outros temas também estiveram em pauta.

Após a reunião o presidente Gilmar da Silva, demais Prefeitos e lideranças participaram da solenidade de abertura da Feira do Peixe de Taquaruçu do Sul.